Nossos Serviços


A Sibraff conhece todo o ciclo necessário em caso de óbito, sabendo como abordar etnia, religião e seus rituais.
Contamos com serviços especializados e pessoal treinado para entregar serviços e produtos com o mínimo de incômodo aos familiares.
Instruímos sobre as fases e documentações necessários durante o processo, permitindo que você possa desfrutar da companhia dos seus nestes momentos tão importantes.
Abaixo você pode conhecer sobre a preparação do Corpo, cremação, traslados, urnas e os cemitérios do estados de São Paulo e região.







Cremação



Cremação é o processo que incinera de forma rápida e higiênica, por meio de equipamentos de alta tecnologia projetados exclusivamente para este fim, o corpo do falecido, juntamente com a urna. Um meio eficaz e que contribui com com a redução da necessidade de ampliação de espaço físico para implantação de novos cemitérios públicos.


A cremação de corpos é realizada pela Prefeitura Municipal de São Paulo desde 1974, quando foi inaugurado o Crematório Municipal “Dr. Jayme Augusto Lopes” e obedece a Lei Municipal nº 7017/67. O Crematório Municipal de São Paulo obedece às normas do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), não emite gases poluentes e está devidamente licenciado pela Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (CETESB).


Para a cremação, existe um documento chamado “Declaração de Vontade” que, em vida, você pode preencher e registrar em cartório para deixar claro a sua vontade.


Sugerimos que o interessado forneça cópias aos familiares e amigos próximos.


Mas, caso essa declaração não tenha sido feita, a cremação também poderá ser realizada mediante a autorização de um parente de primeiro grau, na ordem sucessória ( Cônjuge, ascendentes, descendentes e irmãos maiores de 18 anos), com 2 (duas) testemunhas.


É importante ressaltar que, em qualquer um dos casos, é obrigatória a assinatura de 2 (dois) médicos na declaração de óbito para a realização da cremação.


O processo de cremação de corpos tem início com o armazenamento dos restos mortais em Câmara Fria por, no mínimo, 24 horas. Após esse período, o corpo e a urna funerária são incinerados a uma temperatura de 850 a 1200°C em um dos fornos crematórios. Cada corpo é incinerado individualmente, não havendo contato com os restos mortais de terceiros. Desse processo resultará as cinzas, que passará pelo processo de resfriamento e moagem e será devidamente entregue aos familiares em data previamente agendada. A urna é totalmente consumida pelo calor.


A família pode optar por realizar ou não o velório antes de transportar o(a) falecido(a) para o Crematório Municipal, onde também será realizada uma cerimônia de despedida no Salão Ecumênico, respeitando-se os princípios e crenças de cada família. Os familiares podem escolher até três músicas para serem tocadas durante a cerimônia.


No caso de morte violenta, a cremação só poderá ocorrer mediante autorização judicial.


CREMAÇÃO DE OSSOS EXUMADOS


Para realizar a cremação de ossos (esse processo também é realizado no Crematório Municipal), é preciso:

  • Uma cópia simples da certidão de óbito;
  • Dados da exumação (esses dados são fornecidos pelo cemitério);
  • A autorização de cremação assinada por um parente de primeiro grau, na ordem sucessória (cônjuge, ascendentes, descendentes e irmãos maiores de 18 anos) com 2 (duas) testemunhas ou a presença de um descendente direto (pai, mãe, cônjuge ou filhos).


Agendar a cremação direto no crematório.


CREMATÓRIO MUNICIPAL “DR. JAYME AUGUSTO LOPES”
AV. FRANCISCO FALCONI, 473 – VILA ALPINA – SÃO PAULO – SP
TELS. (11) 2347-4002 /2345-5937

Fonte: www.prefeitura.sp.gov.br




voltar ao topo


Preparação do Corpo



NECROMAQUIAGEM


Necromaquiagem é a arte de maquiar cadáveres. Dependendo do tipo da morte, mas em todos os casos é feita pelo menos uma maquiagem básica. Esse procedimento é feito para que os entes queridos vejam o falecido como eles o conheciam, com uma pele bonita e não pálida, dependendo do pedido dos entes, pode-se fazer também uma maquiagem mais aperfeiçoada.

Todo cadáver antes de ir para o velório passa pela necromaquiagem, além da troca de roupa e muito mais. É tudo preparado para que o cadáver possa ter a melhor imagem possível, deixando assim a família um pouco mais confortável com a situação. Para trabalhar na área de Necromaquiagem é preciso conhecer princípios básicos de maquiagem tradicional, além de técnicas especificas.



TANATOPRAXIA


TANATOPRAXIA é a mais moderna técnica de conservação de corpos, utilizada em quase todos os países do mundo. Não é necropsia nem retirada de órgãos.

Ela não traz apenas vantagens à aparência da pessoa, oferece à família o melhor dos benefícios que se constitui em recordar de seu ente querido como ele era verdadeiramente em vida. Isto, psicologicamente se constitui de um valor incalculável.

A TANATOPRAXIA é realizada com aplicação de produtos químicos no corpo do falecido, uma maneira bem menos agressiva e mais eficaz, que os antigos métodos, como o embalsamamento. Terminada a aplicação, o corpo fica com a aparência serena e corada, como antes da morte.

Graças a TANATOPRAXIA, os serviços funerários passaram a contar com a possibilidade de prolongar o tempo do funeral, dando oportunidade para que familiares distantes também possam participar dos atos funerais, ou mesmo para que a família possa permanecer mais tempo no velório. Serve, também, para que o corpo possa ser transportado a grandes distâncias para o enterro, bem como para cumprir com as determinações legais do translado.




voltar ao topo


Traslados

O traslado de corpos e de cinzas é mais um serviço que a Sibraff disponibilizapara você.
Realizamos traslados aéreos e terrestres.

Traslados Terrestre


transporte terrestre

Traslados Aéreo


transporte aereo

Cumprimos com todas as Normas para Transporte de Restos Mortais Humanos, da Resolução RDCnº 33, de 12 de julho de 2011, da ANVISA.




voltar ao topo


Modelos de Urnas




Lista de Cemitérios




Zona Norte





Zona Oeste





Zona Sul





Zona Leste